Este livro trata dos territórios de brincadeira e exploração, entendidos como espaços que oferecem condições ideais para que as crianças os explorem e os construam com base em sua criatividade. Ao manipular os materiais, em colaboração e comunicação com seus colegas, e por meio do imaginário coletivo e participativo, os pequenos vão construindo o conhecimento. Na primeira parte do livro, as autoras apresentam os referenciais psicológicos e pedagógicos que orientaram sua identidade como educadoras, descrevendo os fundamentos teóricos e as experiências pedagógicas vivenciadas nos países hispano-americanos. Na segunda parte, são apresentadas as propostas de interação com os materiais que se entrelaçam significativamente em cada espaço. Um território que foge da pressa e espera pacientemente para ser explorado e questionado pelos afetos e pelos efeitos. Por fim, são descritas duas cenas da rotina desses territórios que evidenciam, por meio da documentação pedagógica, as aprendizagens e a análise curricular que delas emerge

 

Sumário

 

Prólogo

 

Os Territórios em Fabulinus

 

Diálogos com diferentes práticas pedagógicas

 

Experiências pedagógicas

 

As ações das crianças e a qualidade dos espaços

 

Configuração de territórios de brincadeira e exploração

 

Documentação pedagógica

 

Epílogo

 

Posfácio

 

Sobre as autoras

Territórios De Brincadeiras E Exploração: O Direito De Brincar - Alejandra Dubovik E Alejandra Cippitelli

R$50,00
Territórios De Brincadeiras E Exploração: O Direito De Brincar - Alejandra Dubovik E Alejandra Cippitelli R$50,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Este livro trata dos territórios de brincadeira e exploração, entendidos como espaços que oferecem condições ideais para que as crianças os explorem e os construam com base em sua criatividade. Ao manipular os materiais, em colaboração e comunicação com seus colegas, e por meio do imaginário coletivo e participativo, os pequenos vão construindo o conhecimento. Na primeira parte do livro, as autoras apresentam os referenciais psicológicos e pedagógicos que orientaram sua identidade como educadoras, descrevendo os fundamentos teóricos e as experiências pedagógicas vivenciadas nos países hispano-americanos. Na segunda parte, são apresentadas as propostas de interação com os materiais que se entrelaçam significativamente em cada espaço. Um território que foge da pressa e espera pacientemente para ser explorado e questionado pelos afetos e pelos efeitos. Por fim, são descritas duas cenas da rotina desses territórios que evidenciam, por meio da documentação pedagógica, as aprendizagens e a análise curricular que delas emerge

 

Sumário

 

Prólogo

 

Os Territórios em Fabulinus

 

Diálogos com diferentes práticas pedagógicas

 

Experiências pedagógicas

 

As ações das crianças e a qualidade dos espaços

 

Configuração de territórios de brincadeira e exploração

 

Documentação pedagógica

 

Epílogo

 

Posfácio

 

Sobre as autoras