O livro retrata a experiência pedagógica vivenciada em uma escola de educação infantil da rede municipal de São Paulo, o CEI 13 de Maio, inspirada nos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola argentina Jardim Fabulinus, sob o título de Territórios, com as adaptações necessárias ao contexto da Unidade Educacional, preservando, no entanto, a essência do projeto original. A proposta dos Territórios se concretiza no planejamento de espaços brincantes regidos por algumas premissas básicas, como o reconhecimento da criança como protagonista do seu próprio aprendizado, a valorização das interações entre os pares, o cuidado com a estética dos ambientes, a oferta de materiais variados e o estabelecimento de propostas que estimulem a autonomia e a iniciativa de cada criança. Adicionalmente, os Territórios evidenciam a importância do diálogo constante entre os membros do corpo docente, e destes com a coordenação pedagógica, de modo que todos possam refletir sobre as experiências de aprendizagem que oferecem às crianças e, dessa forma, estejam sempre prontos a fazer os ajustes necessários no planejamento realizado. Coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil têm em mãos uma obra que lhes ampliará os horizontes acerca do que é Educação, bem como lhes mostrará a importância de uma atuação profissional que vise não apenas ao crescimento e ao desenvolvimento das crianças, mas deles próprios também

 

Sumário

 

Agradecimentos

 

Prefácio

 

Introdução

 

Uma aposta na profissionalização docente

 

Por menos discursos e mais ações!

 

Relato pessoal da relação entre professora e coordenador pedagógico

 

Uma reflexão sobre o projeto político pedagógico (PPP)

 

O Projeto Territórios de Aprendizagem

 

Considerações finais

 

Posfácio

 

Sobre o organizador

 

Sobre as colaboradoras

Territórios De Aprendizagem: Um Diálogo Entre Argentina E Brasil - Cristiano Rogério Alcântara

R$49,00 R$39,00
Frete grátis
Territórios De Aprendizagem: Um Diálogo Entre Argentina E Brasil - Cristiano Rogério Alcântara R$39,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

O livro retrata a experiência pedagógica vivenciada em uma escola de educação infantil da rede municipal de São Paulo, o CEI 13 de Maio, inspirada nos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola argentina Jardim Fabulinus, sob o título de Territórios, com as adaptações necessárias ao contexto da Unidade Educacional, preservando, no entanto, a essência do projeto original. A proposta dos Territórios se concretiza no planejamento de espaços brincantes regidos por algumas premissas básicas, como o reconhecimento da criança como protagonista do seu próprio aprendizado, a valorização das interações entre os pares, o cuidado com a estética dos ambientes, a oferta de materiais variados e o estabelecimento de propostas que estimulem a autonomia e a iniciativa de cada criança. Adicionalmente, os Territórios evidenciam a importância do diálogo constante entre os membros do corpo docente, e destes com a coordenação pedagógica, de modo que todos possam refletir sobre as experiências de aprendizagem que oferecem às crianças e, dessa forma, estejam sempre prontos a fazer os ajustes necessários no planejamento realizado. Coordenadores pedagógicos e professores de educação infantil têm em mãos uma obra que lhes ampliará os horizontes acerca do que é Educação, bem como lhes mostrará a importância de uma atuação profissional que vise não apenas ao crescimento e ao desenvolvimento das crianças, mas deles próprios também

 

Sumário

 

Agradecimentos

 

Prefácio

 

Introdução

 

Uma aposta na profissionalização docente

 

Por menos discursos e mais ações!

 

Relato pessoal da relação entre professora e coordenador pedagógico

 

Uma reflexão sobre o projeto político pedagógico (PPP)

 

O Projeto Territórios de Aprendizagem

 

Considerações finais

 

Posfácio

 

Sobre o organizador

 

Sobre as colaboradoras