As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

As autoras procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.

 

Sumário

1. Apresentação

2. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

3. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos da criança

4. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

5. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

6. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

7. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

8. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

9. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

10. Trabalho sofrido: notas sobre a experiência emocional de professoras

11. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação.

12. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

13. Novas aprendizagens em processos de reenstruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

R$75,00 R$65,00
Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural R$65,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

As autoras procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.

 

Sumário

1. Apresentação

2. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

3. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos da criança

4. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

5. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

6. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

7. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

8. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

9. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

10. Trabalho sofrido: notas sobre a experiência emocional de professoras

11. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação.

12. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

13. Novas aprendizagens em processos de reenstruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento