Este livro apresenta temas e debates relevantes para o cuidado e a atenção psicossocial em suas diferentes dimensões: propostas de intervenção, construção e fomento da rede de cuidado intersetorial, identificação das principais problemáticas apresentadas por crianças e adolescentes, cuidado familiar, formação de profissionais para a área. Aborda os principais desafios inerentes ao campo, bem como a defesa de políticas sociais que garantam direitos, exercício da cidadania e uma pacífica e inclusiva relação sociocultural com a diversidade.
 
Por que ler esse livro?
 
Aborda intersetorialidade, atuação compartilhada com as famílias, a promoção de saúde nas escolas e estas como espaço privilegiado de sociabilidade e de intervenção psicossocial.
Discute a redução de danos na adolescência relacionada a drogas, racismo e saúde mental, interfaces e parcerias do cuidado e o trabalho colaborativo com a atenção básica.
Aborda também vulnerabilidade social nas cenas urbanas de consumo de drogas, medidas socioeducativas e o impacto da pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes.
 
Sumário:
 
Prefácio – Pedro Gabriel Delgado................................................................XVII
Apresentação......................................................... XXI
 
PARTE I ELEMENTOS PARA A COMPOSIÇÃO DO CUIDADO
COMPROMETIDO COM A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 
1. Atenção psicossocial e intersetorialidade: entre o lugar do saber
e o saber do lugar.....................2
 
2. Crianças, adolescentes e suas famílias: proposições para práticas
comprometidas com o encontro .........21
 
3. Atenção psicossocial e promoção da saúde mental nas escolas .........35
 
4. Professores, escola e saúde mental infantojuvenil: elementos para reflexão .....48
 
5. Adolescência e drogas: uma visada a partir da redução de danos...........................61
 
6. Racismo e saúde mental: reflexões sobre cuidados antirracistas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil .............77
 
7. Políticas do encontro: o menino e as fendas nos “homens-que-somos”................91
 
8. De quem é a crise? Contribuições para a atenção psicossocial de crianças e adolescentes................ 106
 
PARTE II O DISPOSITIVO CAPSij: PRODUÇÃO DO CUIDADO
NOS SERVIÇOS ESTRATÉGICOS
 
9. Reflexões sobre a gestão de Centros de Atenção
Psicossocial Infantojuvenis ............................. 126
 
10. A função terapêutica do conviver e do brincar: o dispositivo da
ambiência nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis.... 141
 
11. Presença, espaço e tempo: compartilhar experiência como um modo de pensar a clínica no CAPSij em uma perspectiva winnicottiana..... 155
 
12. Possibilidades de cuidado e reflexões sob a perspectiva da atenção psicossocial: o transtorno do espectro autista nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis ............................ 168
 
13. O processo de alta na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes: reflexões teórico-práticas ..................... 188
 
PARTE III TERRITÓRIOS, ARTICULAÇÕES E OUTROS DESAFIOS PARA O
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 
14. O cuidado em saúde mental infantojuvenil na atenção básica à saúde: singularidades territoriais........................... 204
 
15. O sofrimento psíquico das famílias e as abordagens territoriais no SUS: uma análise das memórias da práxis dos trabalhadores......... 222
 
 
Sumário XV
 
16. A rede de cuidados a crianças e adolescentes que fazem uso
problemático de álcool e outras drogas na Cracolândia – SP........ 241
 
17 Medidas socioeducativas em meio aberto: diálogos possíveis e necessários ... 256
 
18. Promoção da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia da Covid-19: um relato de experiência................... 269
 
Índice remissivo ............................................... 289

Saúde Mental De Crianças e Adolescentes E Atenção Psicossocial

R$112,00 R$74,90
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Este livro apresenta temas e debates relevantes para o cuidado e a atenção psicossocial em suas diferentes dimensões: propostas de intervenção, construção e fomento da rede de cuidado intersetorial, identificação das principais problemáticas apresentadas por crianças e adolescentes, cuidado familiar, formação de profissionais para a área. Aborda os principais desafios inerentes ao campo, bem como a defesa de políticas sociais que garantam direitos, exercício da cidadania e uma pacífica e inclusiva relação sociocultural com a diversidade.
 
Por que ler esse livro?
 
Aborda intersetorialidade, atuação compartilhada com as famílias, a promoção de saúde nas escolas e estas como espaço privilegiado de sociabilidade e de intervenção psicossocial.
Discute a redução de danos na adolescência relacionada a drogas, racismo e saúde mental, interfaces e parcerias do cuidado e o trabalho colaborativo com a atenção básica.
Aborda também vulnerabilidade social nas cenas urbanas de consumo de drogas, medidas socioeducativas e o impacto da pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes.
 
Sumário:
 
Prefácio – Pedro Gabriel Delgado................................................................XVII
Apresentação......................................................... XXI
 
PARTE I ELEMENTOS PARA A COMPOSIÇÃO DO CUIDADO
COMPROMETIDO COM A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 
1. Atenção psicossocial e intersetorialidade: entre o lugar do saber
e o saber do lugar.....................2
 
2. Crianças, adolescentes e suas famílias: proposições para práticas
comprometidas com o encontro .........21
 
3. Atenção psicossocial e promoção da saúde mental nas escolas .........35
 
4. Professores, escola e saúde mental infantojuvenil: elementos para reflexão .....48
 
5. Adolescência e drogas: uma visada a partir da redução de danos...........................61
 
6. Racismo e saúde mental: reflexões sobre cuidados antirracistas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil .............77
 
7. Políticas do encontro: o menino e as fendas nos “homens-que-somos”................91
 
8. De quem é a crise? Contribuições para a atenção psicossocial de crianças e adolescentes................ 106
 
PARTE II O DISPOSITIVO CAPSij: PRODUÇÃO DO CUIDADO
NOS SERVIÇOS ESTRATÉGICOS
 
9. Reflexões sobre a gestão de Centros de Atenção
Psicossocial Infantojuvenis ............................. 126
 
10. A função terapêutica do conviver e do brincar: o dispositivo da
ambiência nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis.... 141
 
11. Presença, espaço e tempo: compartilhar experiência como um modo de pensar a clínica no CAPSij em uma perspectiva winnicottiana..... 155
 
12. Possibilidades de cuidado e reflexões sob a perspectiva da atenção psicossocial: o transtorno do espectro autista nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis ............................ 168
 
13. O processo de alta na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes: reflexões teórico-práticas ..................... 188
 
PARTE III TERRITÓRIOS, ARTICULAÇÕES E OUTROS DESAFIOS PARA O
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 
14. O cuidado em saúde mental infantojuvenil na atenção básica à saúde: singularidades territoriais........................... 204
 
15. O sofrimento psíquico das famílias e as abordagens territoriais no SUS: uma análise das memórias da práxis dos trabalhadores......... 222
 
 
Sumário XV
 
16. A rede de cuidados a crianças e adolescentes que fazem uso
problemático de álcool e outras drogas na Cracolândia – SP........ 241
 
17 Medidas socioeducativas em meio aberto: diálogos possíveis e necessários ... 256
 
18. Promoção da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia da Covid-19: um relato de experiência................... 269
 
Índice remissivo ............................................... 289