O livro investiga o itinerário biográfico do famoso pedagogo reggiano Loris Malaguzzi, com o qual Alfredo Hoyuelos desenvolveu uma amizade profunda, cheia de afeto e inspiradora desta biografia pedagógica, que transmite a força do pensamento de Malaguzzi e nos dá a conhecer a sua linha pedagógica, bem como os fundamentos e a realidade pulsante das escolas de Educação Infantil. A obra percorre cronologicamente a infância e a juventude de Malaguzzi; suas primeiras experiências pedagógicas após a Libertação e após o nascimento das escolas autogerenciadas; seu início nas escolas municipais da infância; a consolidação de importantes projetos educacionais; a concepção das exposições de trabalhos das crianças que se tornaram verdadeiros paradigmas de seu conceito de infância e de educação. Mostra, em particular, sua tenacidade intelectual na consolidação de uma experiência educacional, a de Reggio Emilia, rigorosa, cheia de imaginação e de criatividade: uma experiência que sonha e cria novas oportunidades com base na cultura da infância – mas “uma cultura da infância não esmagada pelos programas nem pela cultura adulta, que costuma ser considerada verdadeira”

 

Sumário:

 

Introdução

 

1. Contexto histórico italiano (1919-1945)

2. Infância e juventude de Loris Malaguzzi

3. 1945: A Libertação

4. Os anos 1963-1972: o início das escolas municipais

5. Os anos 1972-1975

6. Os anos 1976-1980

7. Aqueles anos felizes de 1981 a 1985

8. Os anos 1986-1994: a saudade do futuro

9. As referências culturais

10. A personalidade de Loris Malaguzzi

11. Loris Malaguzzi e Reggio Emilia: ontem, hoje e amanhã

 

Referências

Sobre o autor

Loris Malaguzzi - Uma Biografia Pedagógica - Alfredo Hoyuelos

R$99,00 R$78,00
Loris Malaguzzi - Uma Biografia Pedagógica - Alfredo Hoyuelos R$78,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

O livro investiga o itinerário biográfico do famoso pedagogo reggiano Loris Malaguzzi, com o qual Alfredo Hoyuelos desenvolveu uma amizade profunda, cheia de afeto e inspiradora desta biografia pedagógica, que transmite a força do pensamento de Malaguzzi e nos dá a conhecer a sua linha pedagógica, bem como os fundamentos e a realidade pulsante das escolas de Educação Infantil. A obra percorre cronologicamente a infância e a juventude de Malaguzzi; suas primeiras experiências pedagógicas após a Libertação e após o nascimento das escolas autogerenciadas; seu início nas escolas municipais da infância; a consolidação de importantes projetos educacionais; a concepção das exposições de trabalhos das crianças que se tornaram verdadeiros paradigmas de seu conceito de infância e de educação. Mostra, em particular, sua tenacidade intelectual na consolidação de uma experiência educacional, a de Reggio Emilia, rigorosa, cheia de imaginação e de criatividade: uma experiência que sonha e cria novas oportunidades com base na cultura da infância – mas “uma cultura da infância não esmagada pelos programas nem pela cultura adulta, que costuma ser considerada verdadeira”

 

Sumário:

 

Introdução

 

1. Contexto histórico italiano (1919-1945)

2. Infância e juventude de Loris Malaguzzi

3. 1945: A Libertação

4. Os anos 1963-1972: o início das escolas municipais

5. Os anos 1972-1975

6. Os anos 1976-1980

7. Aqueles anos felizes de 1981 a 1985

8. Os anos 1986-1994: a saudade do futuro

9. As referências culturais

10. A personalidade de Loris Malaguzzi

11. Loris Malaguzzi e Reggio Emilia: ontem, hoje e amanhã

 

Referências

Sobre o autor