Quanto um grupo relacional pode ser realmente um grupo de aprendizagem? Quanto a aprendizagem individual pode ser reforçada e exaltada ou, ao contrário, sufocada e inibida no interior de um grupo de aprendizagem?
Essas são algumas das perguntas que acompanharam o projeto de pesquisa Tornando  visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo, nascido do encontro entre Harvard – Project Zero e Reggio Children, que envolveu professores e pedagogistas das creches e das escolas da infância municipais de Reggio Emilia e  pesquisadores do Project Zero.


As diferenças e os pontos de contato entre a experiência pedagógica reggiana e a do Project Zero permitiram construir um confronto competente e atento que procurou identificar modalidades, processos e “instrumentos” para permitir aos professores refletirem, além dos processos de aprendizagem das crianças, sobre os processos dos adultos também, sustentando o seu pensamento e a sua ação em relação aos processos das crianças e ao diálogo com os colegas.

Livro: Tornando visível a aprendizagem: Crianças que aprendem individualmente e em grupo

R$132,00 R$125,40
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Quanto um grupo relacional pode ser realmente um grupo de aprendizagem? Quanto a aprendizagem individual pode ser reforçada e exaltada ou, ao contrário, sufocada e inibida no interior de um grupo de aprendizagem?
Essas são algumas das perguntas que acompanharam o projeto de pesquisa Tornando  visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo, nascido do encontro entre Harvard – Project Zero e Reggio Children, que envolveu professores e pedagogistas das creches e das escolas da infância municipais de Reggio Emilia e  pesquisadores do Project Zero.


As diferenças e os pontos de contato entre a experiência pedagógica reggiana e a do Project Zero permitiram construir um confronto competente e atento que procurou identificar modalidades, processos e “instrumentos” para permitir aos professores refletirem, além dos processos de aprendizagem das crianças, sobre os processos dos adultos também, sustentando o seu pensamento e a sua ação em relação aos processos das crianças e ao diálogo com os colegas.