A concepção de que a identidade de um indivíduo está ligada à sua aparência, construída a partir de determinada organização de vestimentas, materiais ou objetos, signos evidentemente de grande poder de comunicação, parece ser, segundo a autora, herdeira de formas arquetípicas da expressão humana. A maneira de se representar um rei, uma rainha, um carrasco ou um assassino pode ser lida sob esse ponto de vista. Neste livro, no entanto, aparência não deve ligar-se diretamente à noção de estereótipos; remete antes à ideia de design de aparência, ou seja, não à representação propriamente dita do objeto, mas à sua sugestão. É esta estratégia de persuasão que irá colocar em movimento, no imaginário do receptor da arte, todos os substratos da cultura que lhe permitirão apropriar-se de seu conteúdo. Os modos de construir a aparência de atores que figuram em diferentes formas de arte - no teatro, em performances, na televisão ou no cinema - são estudados por Adriana Vaz Ramos. Suas análises nos levam a perceber as nuances presentes nessas formas de representação e desafiam nossa sensibilidade, pois compreender o design dessa aparência é apreender da obra o seu espírito.

 
 

Livro: O DESIGN DE APARÊNCIA DE ATORES E A COMUNICAÇÃO EM CENA - 1ª ED.

R$91,00 R$90,00
Livro: O DESIGN DE APARÊNCIA DE ATORES E A COMUNICAÇÃO EM CENA - 1ª ED. R$90,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

A concepção de que a identidade de um indivíduo está ligada à sua aparência, construída a partir de determinada organização de vestimentas, materiais ou objetos, signos evidentemente de grande poder de comunicação, parece ser, segundo a autora, herdeira de formas arquetípicas da expressão humana. A maneira de se representar um rei, uma rainha, um carrasco ou um assassino pode ser lida sob esse ponto de vista. Neste livro, no entanto, aparência não deve ligar-se diretamente à noção de estereótipos; remete antes à ideia de design de aparência, ou seja, não à representação propriamente dita do objeto, mas à sua sugestão. É esta estratégia de persuasão que irá colocar em movimento, no imaginário do receptor da arte, todos os substratos da cultura que lhe permitirão apropriar-se de seu conteúdo. Os modos de construir a aparência de atores que figuram em diferentes formas de arte - no teatro, em performances, na televisão ou no cinema - são estudados por Adriana Vaz Ramos. Suas análises nos levam a perceber as nuances presentes nessas formas de representação e desafiam nossa sensibilidade, pois compreender o design dessa aparência é apreender da obra o seu espírito.