Meninos e meninas vivem suas infâncias em distintos contextos em diferentes países da América Latina. Diante das desigualdades sociais, das diferenças socioculturais, da ocultação do Estado em relação aos problemas sociais, da mobilidade e das migrações que as crianças e suas famílias vivenciam nesses processos, os trabalhos que assumem para ajudar na economia familiar ou para sua própria sobrevivência são alguns exemplos de configurações que afetam a vida das crianças e a forma como vivem a infância. As crianças que frequentam as escolas, e aquelas que não têm a oportunidade de frequentá-la, participam da sociedade, de distintas maneiras, e essas participações, muitas vezes, ficam ocultas, mas têm despertado o interesse dos pesquisadores a compreender as infâncias em sua pluralidade. Como percebemos as crianças pequenas na sociedade? Quem são as crianças latino-americanas? Quais são seus papéis sociais? Como estão vivendo a infância em cada um desses países? Quais são os desafios para as crianças em países onde os direitos não são garantidos, com uma variedade de problemas econômicos, políticos e sociais que afetam as infâncias latino-americanas? Como a sociologia da infância (ou os estudos sociais da infância) ajuda a entender esses fenômenos? Em busca de trazer visibilidade a essas infâncias e às diferentes maneiras pelas quais as crianças vivem na sociedade, este livro busca entender a complexidade das situações em que as crianças latino-americanas estão inseridas e os processos envolvidos nas experiências sociais das crianças nesses contextos plurais. Convidamos os(as) leitores(as) a conhecer diversas pesquisas sobre esses temas e a dialogar conosco sobre a infância latino- -americana de suas diferentes perspectivas e problemas vividos diariamente por meninos e meninas fora dos muros da escola.

SUMÁRIO

Apresentação

Prefácio

1 Infância à contracorrente: dimensões estruturais da vida das crianças na América Latina

2 Infância contemporânea: algumas perspectivas epistemológicas e metodológicas para sua compreensão

3 Infância colombiana além da escola: um olhar atual

4 Infância migrante e saúde no Chile: experiências, barreiras e novos cenários

5 “Minha mãe não cuidava de mim. Ela tinha que trabalhar o dia inteiro”: estratégias de cuidado infantil familiar em famílias vulneráveis no Peru

6 Quando se muda para o “Sul”: ajustes nas relações familiares entre crianças e pais nos processos de retorno ao México

7 Realidade jurídica das crianças e dos adolescentes estrangeiros desacompanhados ou separados de seus familiares: da teoria à prática

8 Primeira Infância: prioridade absoluta na agenda pública brasileira?

9 As crianças expressam suas opiniões: o que dizem sobre assuntos não infantis?

10 O modelo de infância, seu esgotamento e as crianças “de rua”

11 “Chega de saudade”: perspectivas e significados de crianças e adolescentes sobre a escola durante a pandemia

12 Usos do tempo de crianças em e entre ilhas de atividades

13 Sobre crianças singulares e práticas religiosas plurais: representações da participação infantil

14 O menor, a criança inteligente e o menino levado: processos de categorização na infância

Sobre os organizadores

Sobre os autores

CARACTERÍSTICAS

Número de páginas: 344

ISBN: 978-65-88868-32-4

Formato: 16x23x2.0 (largura x comprimento x altura)

Peso: 0,700 gr

Ano: 2023

Edição: 1

Organizadores:

Monique Aparecida Voltarelli Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com período sanduíche na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha. Pós-doutoranda na FEUSP, sob supervisão da professora doutora Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós- -Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da UnB, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (Gepsi) da FEUSP e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (Gepesi) da UnB. Realiza estudos no campo da Sociologia da Infância, pesquisando temas como participação infantil, Educação Infantil e infância na América Latina.

Cristiano Rogério Alcântara Graduado em Pedagogia em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Santo André e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade de Franca. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutor em Psicologia da Educação na PUC-SP, sob a supervisão da professora doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco. Coordenador pedagógico na rede municipal de São Paulo. Professor da Faculdade do Educador desde 2018. Líder do Grupo Colaborativo de Estudos e Pesquisa da Formação Continuada Docente (GCOL). Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos Diários de Bordo e da reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância. Pesquisa a mediação da leitura tanto para crianças como para professores.

Livro: Infâncias Para Além Da Escola Na América Latina - Como Vê-las - Monique Voltarelli E Cristiano Alcântara

R$98,00 R$74,99
Livro: Infâncias Para Além Da Escola Na América Latina - Como Vê-las - Monique Voltarelli E Cristiano Alcântara R$74,99
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Meninos e meninas vivem suas infâncias em distintos contextos em diferentes países da América Latina. Diante das desigualdades sociais, das diferenças socioculturais, da ocultação do Estado em relação aos problemas sociais, da mobilidade e das migrações que as crianças e suas famílias vivenciam nesses processos, os trabalhos que assumem para ajudar na economia familiar ou para sua própria sobrevivência são alguns exemplos de configurações que afetam a vida das crianças e a forma como vivem a infância. As crianças que frequentam as escolas, e aquelas que não têm a oportunidade de frequentá-la, participam da sociedade, de distintas maneiras, e essas participações, muitas vezes, ficam ocultas, mas têm despertado o interesse dos pesquisadores a compreender as infâncias em sua pluralidade. Como percebemos as crianças pequenas na sociedade? Quem são as crianças latino-americanas? Quais são seus papéis sociais? Como estão vivendo a infância em cada um desses países? Quais são os desafios para as crianças em países onde os direitos não são garantidos, com uma variedade de problemas econômicos, políticos e sociais que afetam as infâncias latino-americanas? Como a sociologia da infância (ou os estudos sociais da infância) ajuda a entender esses fenômenos? Em busca de trazer visibilidade a essas infâncias e às diferentes maneiras pelas quais as crianças vivem na sociedade, este livro busca entender a complexidade das situações em que as crianças latino-americanas estão inseridas e os processos envolvidos nas experiências sociais das crianças nesses contextos plurais. Convidamos os(as) leitores(as) a conhecer diversas pesquisas sobre esses temas e a dialogar conosco sobre a infância latino- -americana de suas diferentes perspectivas e problemas vividos diariamente por meninos e meninas fora dos muros da escola.

SUMÁRIO

Apresentação

Prefácio

1 Infância à contracorrente: dimensões estruturais da vida das crianças na América Latina

2 Infância contemporânea: algumas perspectivas epistemológicas e metodológicas para sua compreensão

3 Infância colombiana além da escola: um olhar atual

4 Infância migrante e saúde no Chile: experiências, barreiras e novos cenários

5 “Minha mãe não cuidava de mim. Ela tinha que trabalhar o dia inteiro”: estratégias de cuidado infantil familiar em famílias vulneráveis no Peru

6 Quando se muda para o “Sul”: ajustes nas relações familiares entre crianças e pais nos processos de retorno ao México

7 Realidade jurídica das crianças e dos adolescentes estrangeiros desacompanhados ou separados de seus familiares: da teoria à prática

8 Primeira Infância: prioridade absoluta na agenda pública brasileira?

9 As crianças expressam suas opiniões: o que dizem sobre assuntos não infantis?

10 O modelo de infância, seu esgotamento e as crianças “de rua”

11 “Chega de saudade”: perspectivas e significados de crianças e adolescentes sobre a escola durante a pandemia

12 Usos do tempo de crianças em e entre ilhas de atividades

13 Sobre crianças singulares e práticas religiosas plurais: representações da participação infantil

14 O menor, a criança inteligente e o menino levado: processos de categorização na infância

Sobre os organizadores

Sobre os autores

CARACTERÍSTICAS

Número de páginas: 344

ISBN: 978-65-88868-32-4

Formato: 16x23x2.0 (largura x comprimento x altura)

Peso: 0,700 gr

Ano: 2023

Edição: 1

Organizadores:

Monique Aparecida Voltarelli Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com período sanduíche na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha. Pós-doutoranda na FEUSP, sob supervisão da professora doutora Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós- -Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da UnB, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (Gepsi) da FEUSP e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (Gepesi) da UnB. Realiza estudos no campo da Sociologia da Infância, pesquisando temas como participação infantil, Educação Infantil e infância na América Latina.

Cristiano Rogério Alcântara Graduado em Pedagogia em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Santo André e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade de Franca. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutor em Psicologia da Educação na PUC-SP, sob a supervisão da professora doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco. Coordenador pedagógico na rede municipal de São Paulo. Professor da Faculdade do Educador desde 2018. Líder do Grupo Colaborativo de Estudos e Pesquisa da Formação Continuada Docente (GCOL). Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos Diários de Bordo e da reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância. Pesquisa a mediação da leitura tanto para crianças como para professores.