Descrição:

 

Diálogo e intercâmbio. São estas as premissas em que se baseia o livro EAN – Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentação Teórica e Estratégias Contemporâneas. Conectando quem faz a Educação Alimentar e Nutricional e quem a projeta, quem propõe a articulação da EAN em vários cenários e quem é convidado a aplicá-la, a obra foi concebida não só para professoras e professores, mas também para estudantes, profissionais de saúde e de diversas outras áreas. Enfim, todos aqueles que, mesmo atuando em ambientes diversos, mas, sobretudo, educadoras e educadores em alimentação e nutrição, fazem da Educação Alimentar ferramenta de trabalho e de mudança de paradigmas. Ao construir uma obra alinhada aos preceitos de Paulo Freire, as autoras assumiram o objetivo de articular múltiplas reflexões, colocando em foco temas atuais de ordem teórica, epistemológica e substantiva da Educação Alimentar e Nutricional como disciplina científica.

O livro é organizado em quatro partes, abrangendo conceitos e fundamentos teóricos pertinentes ao processo da Educação Alimentar e Nutricional crítica e apresentando ações de EAN voltadas às fases do ciclo vital, da gestação ao envelhecimento. Estratégias metodológicas são abordadas sempre que necessário ao subsídio da prática dialógica. Diferentes contextos e cenários para a prática educativa em alimentação e nutrição são detalhadamente retratados, desde a perspectiva da extensão universitária, a formação com ensino a distância, passando por questões da clínica que requerem atenção nutricional específica, até as atividades junto a comunidades tradicionais que também apresentam suas singularidades. Trata-se, portanto, de uma obra ao mesmo tempo abrangente e atenta a especificidades de tema extremamente relevante ao contexto social e de saúde pública em que vivemos.

 

SUMÁRIO

 

Parte I – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil

1 Contribuições da Antropologia (e de outras áreas) para a Educação Alimentar e Nutricional

2 Paradigmas Educacionais e sua Relação com a Educação Alimentar e Nutricional

3 Contribuições da Psicologia à Educação Alimentar e Nutricional

4 Percurso Histórico: Diferentes Sentidos para a Educação Alimentar e Nutricional

5 Formação em Educação Alimentar e Nutricional: A Interrogação como Símbolo-chave do Processo Educativo

6 A Educação Popular nos Processos Educativos em Alimentação e Nutrição: Antecedentes, Fundamentos e Abordagens

7 Será Possível uma Educação Alimentar e Nutricional Freireana no Brasil? Reflexões e Compartilhamentos para um Saber-Fazer Pedagógico Inquieto

8 Educação Alimentar e Nutricional e o Campo da Comunicação/Educação-Matrizes de Aplicações Práticas

9 Alimentação e Nutrição nos Livros Didáticos: Novas Páginas por Novos Caminhos

10 Fome de Informação: A Influência da Publicidade na Segurança Alimentar e Nutricional e na Educação Alimentar e Nutricional

11 Educação Alimentar e Nutricional com Arte: Música, Teatro, Cinema e Dança no Mesmo Prato

 

Parte II – Políticas Públicas e Educação Alimentar e Nutricional

12 Política Nacional de Alimentação e Nutrição

13 Política Nacional de Promoção da Saúde

14 Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

 

Parte III – Ações de Educação Alimentar e Nutricional nas Fases do Ciclo da Vida

15 Educação Alimentar e Nutricional na Gestação e no Puerpério: Aspectos Teórico-Práticos e Reflexivos

16 Educação Alimentar e Nutricional para Lactentes

17 Pensando a Educação Alimentar e Nutricional para o Pré?escolar: Contextos, Relações Sociais e Ludicidade

18 A Educação Alimentar e Nutricional no Cenário da Escola: Avanços, Limites e Proposta de Ação Integrada ao Currículo

19 Reflexões sobre Práticas de Educação Alimentar e Nutricional na Adolescência

20 Processos Educativos em Alimentação e Nutrição Voltados para Adultos: Aportes Teóricos e Metodológicos

21 Perspectiva Crítica da Educação Alimentar e Nutricional com Idosos: Abordagem Individual e Coletiva

 

Parte IV – Educação Alimentar e Nutricional em Diferentes Cenários e Situações Especiais

22 A Extensão Universitária como Propulsora da Reflexão sobre Educação Alimentar e Nutricional: uma Possibilidade?

23 A Educação Alimentar e Nutricional e sua Contribuição no Campo da Alimentação Escolar

24 Educação a Distância para Formação de Educador

25 Educação Alimentar e Nutricional e População Rural

26 Resultados de Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz em Comunidades Quilombolas no Brasil: Contribuições para Ações de Educação Alimentar e Nutricional no Brasil

27 Educação Alimentar e Nutricional no Diabetes Melito

28 Educação Alimentar e Nutricional no Sobrepeso e na Obesidade

29 Educação Alimentar e Nutricional no Tratamento das Dislipidemias

Ean Educação Alimentar E Educacional - Fundamentação Teórica E Estratégias Contemporâneas - Rika Marafon Rodrigues Ciacch E Regina Maria Ferreira Lang

R$254,00 R$189,90
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Diálogo e intercâmbio. São estas as premissas em que se baseia o livro EAN – Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentação Teórica e Estratégias Contemporâneas. Conectando quem faz a Educação Alimentar e Nutricional e quem a projeta, quem propõe a articulação da EAN em vários cenários e quem é convidado a aplicá-la, a obra foi concebida não só para professoras e professores, mas também para estudantes, profissionais de saúde e de diversas outras áreas. Enfim, todos aqueles que, mesmo atuando em ambientes diversos, mas, sobretudo, educadoras e educadores em alimentação e nutrição, fazem da Educação Alimentar ferramenta de trabalho e de mudança de paradigmas. Ao construir uma obra alinhada aos preceitos de Paulo Freire, as autoras assumiram o objetivo de articular múltiplas reflexões, colocando em foco temas atuais de ordem teórica, epistemológica e substantiva da Educação Alimentar e Nutricional como disciplina científica.

O livro é organizado em quatro partes, abrangendo conceitos e fundamentos teóricos pertinentes ao processo da Educação Alimentar e Nutricional crítica e apresentando ações de EAN voltadas às fases do ciclo vital, da gestação ao envelhecimento. Estratégias metodológicas são abordadas sempre que necessário ao subsídio da prática dialógica. Diferentes contextos e cenários para a prática educativa em alimentação e nutrição são detalhadamente retratados, desde a perspectiva da extensão universitária, a formação com ensino a distância, passando por questões da clínica que requerem atenção nutricional específica, até as atividades junto a comunidades tradicionais que também apresentam suas singularidades. Trata-se, portanto, de uma obra ao mesmo tempo abrangente e atenta a especificidades de tema extremamente relevante ao contexto social e de saúde pública em que vivemos.

 

SUMÁRIO

 

Parte I – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil

1 Contribuições da Antropologia (e de outras áreas) para a Educação Alimentar e Nutricional

2 Paradigmas Educacionais e sua Relação com a Educação Alimentar e Nutricional

3 Contribuições da Psicologia à Educação Alimentar e Nutricional

4 Percurso Histórico: Diferentes Sentidos para a Educação Alimentar e Nutricional

5 Formação em Educação Alimentar e Nutricional: A Interrogação como Símbolo-chave do Processo Educativo

6 A Educação Popular nos Processos Educativos em Alimentação e Nutrição: Antecedentes, Fundamentos e Abordagens

7 Será Possível uma Educação Alimentar e Nutricional Freireana no Brasil? Reflexões e Compartilhamentos para um Saber-Fazer Pedagógico Inquieto

8 Educação Alimentar e Nutricional e o Campo da Comunicação/Educação-Matrizes de Aplicações Práticas

9 Alimentação e Nutrição nos Livros Didáticos: Novas Páginas por Novos Caminhos

10 Fome de Informação: A Influência da Publicidade na Segurança Alimentar e Nutricional e na Educação Alimentar e Nutricional

11 Educação Alimentar e Nutricional com Arte: Música, Teatro, Cinema e Dança no Mesmo Prato

 

Parte II – Políticas Públicas e Educação Alimentar e Nutricional

12 Política Nacional de Alimentação e Nutrição

13 Política Nacional de Promoção da Saúde

14 Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

 

Parte III – Ações de Educação Alimentar e Nutricional nas Fases do Ciclo da Vida

15 Educação Alimentar e Nutricional na Gestação e no Puerpério: Aspectos Teórico-Práticos e Reflexivos

16 Educação Alimentar e Nutricional para Lactentes

17 Pensando a Educação Alimentar e Nutricional para o Pré?escolar: Contextos, Relações Sociais e Ludicidade

18 A Educação Alimentar e Nutricional no Cenário da Escola: Avanços, Limites e Proposta de Ação Integrada ao Currículo

19 Reflexões sobre Práticas de Educação Alimentar e Nutricional na Adolescência

20 Processos Educativos em Alimentação e Nutrição Voltados para Adultos: Aportes Teóricos e Metodológicos

21 Perspectiva Crítica da Educação Alimentar e Nutricional com Idosos: Abordagem Individual e Coletiva

 

Parte IV – Educação Alimentar e Nutricional em Diferentes Cenários e Situações Especiais

22 A Extensão Universitária como Propulsora da Reflexão sobre Educação Alimentar e Nutricional: uma Possibilidade?

23 A Educação Alimentar e Nutricional e sua Contribuição no Campo da Alimentação Escolar

24 Educação a Distância para Formação de Educador

25 Educação Alimentar e Nutricional e População Rural

26 Resultados de Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz em Comunidades Quilombolas no Brasil: Contribuições para Ações de Educação Alimentar e Nutricional no Brasil

27 Educação Alimentar e Nutricional no Diabetes Melito

28 Educação Alimentar e Nutricional no Sobrepeso e na Obesidade

29 Educação Alimentar e Nutricional no Tratamento das Dislipidemias