Diário de bordo - Instrumento de transformação de professores e gestores da Educação Básica

 

Organizamos neste livro várias perspectivas de abordagem do diário de bordo e as apresentamos em quatro partes. Na primeira parte o leitor encontrará o Diário de Bordo escrito em 2013 pela Professora Patrícia Marques. Na época, Patrícia trabalhava em uma escola de Educação Infantil da rede pública com uma turma de crianças de 3 anos de idade. O diário, publicado aqui na íntegra, traz o registro do dia-a-dia da professora com sua turma e o diálogo travado com o coordenador pedagógico Cristiano Alcântara no próprio Diário de Bordo. Professora e Coordenador numa intensa construção de significados para o fazer pedagógico em um momento de grande reflexão da professora sobre seu fazer. Patrícia estava desconfiada de suas próprias crenças pedagógicas e tinha necessidade de mudança. A interlocução do coordenador no momento de deslocamento, de conflito interno, foi valiosa para a ressignificação da prática da professora. Ainda nesta parte do livro, apresentamos os “devaneios” de Luciana Dias Simões provocados pela leitura do diário de bordo da Profa. Patrícia. Luciana precisou escrever. O leitor e a leitora saberão o porquê logo que adentarem ao universo desta turma e suas conquistas. O diário da Patrícia foi escrito em um caderno brochura à mão e, para tornar possível sua publicação neste livro, Luciana o transcreveu literalmente.

 

SUMÁRIO

 

Prefácio

Breve Apresentação

Primeiras palavras (Cristiano Rogério Alcântara)

 

 

PARTE 1 - A MATERIALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO 

 

 Diário de Bordo da Professora Patrícia 2013

      Patrícia Marques e Cristiano Rogério Alcântara

 

O Diário de Bordo, o gato e o galo: devaneios

       Luciana Dias Simões

 

 

 

PARTE 2 – DIÁRIO DE BORDO: O INSTRUMENTO E A EXPERIÊNCIA DE AUTORIA

 

O diário de bordo como instrumento metodológico, seus preceitos e possibilidades

      Alessandra Assis e Simony Dotto

 

 Diário de bordo: Da intencionalidade à profissionalização docente

      Rúbia Armelini de Freitas, Matilde Aparecida da Silva F. Campanha e Vanessa Takigami Alves 

 

O ato de escrever: requisito docente ou um processo em formação continuada?

      Adriana Santiago Silva e Camila Aparecida Lambstain

 

Diário de Bordo: Uma construção autoral

      Andréia Vieira Pereira Braga e Inaiara Vechiatto Silva Kojima

 

PARTE 3 – DIÁRIO DE BORDO DA GESTÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE A ESCRITA DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A E A ORIENTADORA PEDAGÓGICA

 

As contribuições das Narrativas reflexivas na Gestão Escolar

Edileusa Aparecida da Silva Mammana e Tatiana Macedo Dias

 

Diário de Bordo: uma possibilidade de interlocução entre o coordenador pedagógico e a orientadora pedagógica

       Cristiano Alcântara e Solange Santana dos Santos Fagliari

 

PARTE 4 – DIÁRIO DE BORDO: EM BUSCA DO CONHECIMENTO

 

 Em busca de conhecimentos sobre o processo da escrita de um Diário de Bordo

      Alunas do curso “Diário de Bordo” promovido pelo GCOL.

 

SEÇÃO FINAL

 

Sobre os/as autores/as

Diário De Bordo - Volume 01 - Instrumento De Transformação De Professores E Gestores Da Educação Básica - Ana Lúcia Borges E Cristiano Rogério

R$73,00 R$63,00
Diário De Bordo - Volume 01 - Instrumento De Transformação De Professores E Gestores Da Educação Básica - Ana Lúcia Borges E Cristiano Rogério R$63,00
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Diário de bordo - Instrumento de transformação de professores e gestores da Educação Básica

 

Organizamos neste livro várias perspectivas de abordagem do diário de bordo e as apresentamos em quatro partes. Na primeira parte o leitor encontrará o Diário de Bordo escrito em 2013 pela Professora Patrícia Marques. Na época, Patrícia trabalhava em uma escola de Educação Infantil da rede pública com uma turma de crianças de 3 anos de idade. O diário, publicado aqui na íntegra, traz o registro do dia-a-dia da professora com sua turma e o diálogo travado com o coordenador pedagógico Cristiano Alcântara no próprio Diário de Bordo. Professora e Coordenador numa intensa construção de significados para o fazer pedagógico em um momento de grande reflexão da professora sobre seu fazer. Patrícia estava desconfiada de suas próprias crenças pedagógicas e tinha necessidade de mudança. A interlocução do coordenador no momento de deslocamento, de conflito interno, foi valiosa para a ressignificação da prática da professora. Ainda nesta parte do livro, apresentamos os “devaneios” de Luciana Dias Simões provocados pela leitura do diário de bordo da Profa. Patrícia. Luciana precisou escrever. O leitor e a leitora saberão o porquê logo que adentarem ao universo desta turma e suas conquistas. O diário da Patrícia foi escrito em um caderno brochura à mão e, para tornar possível sua publicação neste livro, Luciana o transcreveu literalmente.

 

SUMÁRIO

 

Prefácio

Breve Apresentação

Primeiras palavras (Cristiano Rogério Alcântara)

 

 

PARTE 1 - A MATERIALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO 

 

 Diário de Bordo da Professora Patrícia 2013

      Patrícia Marques e Cristiano Rogério Alcântara

 

O Diário de Bordo, o gato e o galo: devaneios

       Luciana Dias Simões

 

 

 

PARTE 2 – DIÁRIO DE BORDO: O INSTRUMENTO E A EXPERIÊNCIA DE AUTORIA

 

O diário de bordo como instrumento metodológico, seus preceitos e possibilidades

      Alessandra Assis e Simony Dotto

 

 Diário de bordo: Da intencionalidade à profissionalização docente

      Rúbia Armelini de Freitas, Matilde Aparecida da Silva F. Campanha e Vanessa Takigami Alves 

 

O ato de escrever: requisito docente ou um processo em formação continuada?

      Adriana Santiago Silva e Camila Aparecida Lambstain

 

Diário de Bordo: Uma construção autoral

      Andréia Vieira Pereira Braga e Inaiara Vechiatto Silva Kojima

 

PARTE 3 – DIÁRIO DE BORDO DA GESTÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE A ESCRITA DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A E A ORIENTADORA PEDAGÓGICA

 

As contribuições das Narrativas reflexivas na Gestão Escolar

Edileusa Aparecida da Silva Mammana e Tatiana Macedo Dias

 

Diário de Bordo: uma possibilidade de interlocução entre o coordenador pedagógico e a orientadora pedagógica

       Cristiano Alcântara e Solange Santana dos Santos Fagliari

 

PARTE 4 – DIÁRIO DE BORDO: EM BUSCA DO CONHECIMENTO

 

 Em busca de conhecimentos sobre o processo da escrita de um Diário de Bordo

      Alunas do curso “Diário de Bordo” promovido pelo GCOL.

 

SEÇÃO FINAL

 

Sobre os/as autores/as