Desenhar o mundo surge da experiência dos autores como artistas e professores de educação visual e plástica. Partindo do desenho como um meio espontâneo, onipresente, democrático e inerente ao ser humano, eles examinam a prática artística e educativa do desenho. O livro reúne propostas de desenho resultantes da pesquisa artística que realizaram com crianças da educação infantil e do ensino fundamental, em colaboração com escolas, famílias e grupos interessados em metodologias ativas. Essas metodologias são agrupadas em quatro áreas: voltar a desenhar (para que os adultos que trabalham com crianças recuperem o desenho), contar desenhando (experiências nas quais convivem palavras e imagens), brincar desenhando (desenho por meio de brincadeiras) e conscientizar desenhando (desenho ativista). Todas elas incidem na ideia de processo, ou seja, buscam descobrir formas de tornar-se abertas, sem buscar um único resultado; experimentar técnicas e linguagens artísticas com diferentes materiais; favorecer a criação de um imaginário e de um estilo pessoal; e educar o senso estético.

 

Sumário:

 

Introdução: de ratos e desenhos

 

As superfícies do mundo

 

Uma linha sai para passear

 

Projetar um mundo melhor

 

Ensinando desenho hoje em dia

 

Brincar, criar, compartilhar

As oficinas de desenho

Materiais

Voltar a desenhar

Narrar desenhando

Brincar desenhando

Conscientizar desenhando

Desenhar tudo

Desenhar para poder pensar em nós mesmos

Referências bibliográficas

Desenhar O Mundo - Brincar, Criar, Compartilhar - Vicente Blanco E Salvador Cidrás

R$88,00 R$75,00
Desenhar O Mundo - Brincar, Criar, Compartilhar - Vicente Blanco E Salvador Cidrás R$75,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Desenhar o mundo surge da experiência dos autores como artistas e professores de educação visual e plástica. Partindo do desenho como um meio espontâneo, onipresente, democrático e inerente ao ser humano, eles examinam a prática artística e educativa do desenho. O livro reúne propostas de desenho resultantes da pesquisa artística que realizaram com crianças da educação infantil e do ensino fundamental, em colaboração com escolas, famílias e grupos interessados em metodologias ativas. Essas metodologias são agrupadas em quatro áreas: voltar a desenhar (para que os adultos que trabalham com crianças recuperem o desenho), contar desenhando (experiências nas quais convivem palavras e imagens), brincar desenhando (desenho por meio de brincadeiras) e conscientizar desenhando (desenho ativista). Todas elas incidem na ideia de processo, ou seja, buscam descobrir formas de tornar-se abertas, sem buscar um único resultado; experimentar técnicas e linguagens artísticas com diferentes materiais; favorecer a criação de um imaginário e de um estilo pessoal; e educar o senso estético.

 

Sumário:

 

Introdução: de ratos e desenhos

 

As superfícies do mundo

 

Uma linha sai para passear

 

Projetar um mundo melhor

 

Ensinando desenho hoje em dia

 

Brincar, criar, compartilhar

As oficinas de desenho

Materiais

Voltar a desenhar

Narrar desenhando

Brincar desenhando

Conscientizar desenhando

Desenhar tudo

Desenhar para poder pensar em nós mesmos

Referências bibliográficas