Os chamados Jogos de Construção constituem o foco desta obra; todavia, busca-se aqui um aprofundamento na abordagem dessa prática pedagógica tão utilizada com as crianças no contexto escolar, encarando-a como mais uma importante linguagem na qual a criança precisa ser alfabetizada: a da construtividade.

 

O livro traz o relato de experiências que colocam as crianças como protagonistas na criação dos espaços construtivos e que evidenciam algumas das aprendizagens que ocorrem quando a elas são propostos jogos de construir em um contexto que atende a uma intencionalidade pedagógica.

 

É nesse tipo de contexto que as crianças desenvolvem os aspectos cognitivos, afetivos, simbólicos, imaginativos, expressivos e que provocam interações sociais capazes de estimular nelas o espírito de colaboração, a troca de saberes, o esforço individual e coletivo nas experiências construtivas.

 

Trata-se de uma obra provocativa e inspiradora, que busca cumprir um duplo papel: levar os professores de crianças, em particular os de educação infantil, a melhorar suas práticas pedagógicas, e levar as crianças a extrair dos espaços de construção tudo o que eles podem oferecer como linguagem de expressão e de comunicação.

 

SUMÁRIO

 

Por que os Jogos de Construção? Um lugar privilegiado para essa linguagem 

Construtividade.

 

Conceito 

Por que os jogos de construção? 

Propósitos da incorporação dos Jogos e das Experiências de Construção como linguagem 

Aprofundando a linguagem da construção 

Os temas centrais nos Jogos de Construção: o espaço, os materiais e os processos e habilidades cognitivas 

O espaço

O espaço como contexto de aprendizagem 

O que queremos dizer quando falamos de contextos de aprendizagem? 

Os contextos preparados pelo professor 

A importância do uso de todos os espaços do jardim. Espaço Interno e Espaço Externo 

Planificação de Contexto 

Análise de Contexto 

Os materiais: características e particularidades 

Como escolher e selecionar materiais? 

Materiais Naturais 

Materiais Artificiais 

Processos e habilidades 

Habilidades Cognitivas 

Habilidades Sociais 

A Organização Grupal 

Importância do trabalho em grupo 

O pequeno grupo como estratégia pedagógica 

Função do professor no pequeno grupo 

Os processos no pequeno grupo 

Descrição da experiência 

Mapa Conceitual utilizado na experiência 

A Documentação Pedagógica 

Ferramenta de trabalho para reflexão 

Experiências propostas 

Catálogo de materiais de Jogos de Construção 

Bibliografia 

Sobre as autoras


Trata-se de uma obra provocativa e inspiradora, que busca cumprir um duplo papel: levar os professores de crianças, em particular os de educação infantil, a melhorar suas práticas pedagógicas, e levar as crianças a extrair dos espaços de construção tudo o que eles podem oferecer como linguagem de expressão e de comunicação.

Construção E Construtividade - Materiais Naturais E Artificiais Nos Jogos De Construção - Alejandra Dubovik E Alejandra Cippitelli

R$127,00 R$109,00
Frete grátis
Construção E Construtividade - Materiais Naturais E Artificiais Nos Jogos De Construção - Alejandra Dubovik E Alejandra Cippitelli R$109,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Os chamados Jogos de Construção constituem o foco desta obra; todavia, busca-se aqui um aprofundamento na abordagem dessa prática pedagógica tão utilizada com as crianças no contexto escolar, encarando-a como mais uma importante linguagem na qual a criança precisa ser alfabetizada: a da construtividade.

 

O livro traz o relato de experiências que colocam as crianças como protagonistas na criação dos espaços construtivos e que evidenciam algumas das aprendizagens que ocorrem quando a elas são propostos jogos de construir em um contexto que atende a uma intencionalidade pedagógica.

 

É nesse tipo de contexto que as crianças desenvolvem os aspectos cognitivos, afetivos, simbólicos, imaginativos, expressivos e que provocam interações sociais capazes de estimular nelas o espírito de colaboração, a troca de saberes, o esforço individual e coletivo nas experiências construtivas.

 

Trata-se de uma obra provocativa e inspiradora, que busca cumprir um duplo papel: levar os professores de crianças, em particular os de educação infantil, a melhorar suas práticas pedagógicas, e levar as crianças a extrair dos espaços de construção tudo o que eles podem oferecer como linguagem de expressão e de comunicação.

 

SUMÁRIO

 

Por que os Jogos de Construção? Um lugar privilegiado para essa linguagem 

Construtividade.

 

Conceito 

Por que os jogos de construção? 

Propósitos da incorporação dos Jogos e das Experiências de Construção como linguagem 

Aprofundando a linguagem da construção 

Os temas centrais nos Jogos de Construção: o espaço, os materiais e os processos e habilidades cognitivas 

O espaço

O espaço como contexto de aprendizagem 

O que queremos dizer quando falamos de contextos de aprendizagem? 

Os contextos preparados pelo professor 

A importância do uso de todos os espaços do jardim. Espaço Interno e Espaço Externo 

Planificação de Contexto 

Análise de Contexto 

Os materiais: características e particularidades 

Como escolher e selecionar materiais? 

Materiais Naturais 

Materiais Artificiais 

Processos e habilidades 

Habilidades Cognitivas 

Habilidades Sociais 

A Organização Grupal 

Importância do trabalho em grupo 

O pequeno grupo como estratégia pedagógica 

Função do professor no pequeno grupo 

Os processos no pequeno grupo 

Descrição da experiência 

Mapa Conceitual utilizado na experiência 

A Documentação Pedagógica 

Ferramenta de trabalho para reflexão 

Experiências propostas 

Catálogo de materiais de Jogos de Construção 

Bibliografia 

Sobre as autoras


Trata-se de uma obra provocativa e inspiradora, que busca cumprir um duplo papel: levar os professores de crianças, em particular os de educação infantil, a melhorar suas práticas pedagógicas, e levar as crianças a extrair dos espaços de construção tudo o que eles podem oferecer como linguagem de expressão e de comunicação.