Esta obra apresenta conhecimentos teóricos e procedimentos utilizados para a realização de avaliação cognitiva em diferentes etapas do ciclo vital. Enfoca tanto aspectos do funcionamento cognitivo típico como dos transtornos mentais e do desenvolvimento atípico, considerando a avaliação como um processo abrangente que pretende unir os aspectos idiográfico e nomotético para compreensão dos casos.

 

Revisitam-se conceitos de cunho mais médico, como neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral, importantes para homogeneizar o conhecimento do leitor, assim como temas clássicos, como avaliação da atenção, memória, linguagem e outros componentes cognitivos. Por meio de exemplos práticos, o livro também discute casos clínicos com o objetivo de auxiliar o leitor a aprofundar o conhecimento no tema e aprimorar o raciocínio em avaliação cognitiva. Há capítulos que tratam do passo a passo das avaliações psicológica e neuropsicológica de funções cognitivas. 

 

A obra destina-se a estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde e educação que têm as avaliações cognitiva e neuropsicológica como foco de interesse. Aborda tanto conhecimentos específicos da psicologia, como testes psicológicos, quanto de outras profissões, especialmente das que se dedicam à neuropsicologia.

 

Sumário:

 

1. Introdução à neuropsicologia: neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral

2. Ética na avaliação neuropsicológica

3. Novas perspectivas na avaliação e intervenção no desenvolvimento infantil

4. Avaliação neuropsicológica da inteligência e funções executivas: conceitos e aplicações

5. Uso de instrumentos na avaliação cognitiva: testes e técnicas complementares

6. Princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica

7. Avaliação das funções cognitivas na infância

8. Avaliação de memória de trabalho em pré-escolares

9. Avaliação da atenção na infância

10. Avaliação da linguagem na infância e adolescência

11. Avaliação da praxia e dispraxia em crianças e adolescentes

12. Avaliação da nomeação automática rápida e de estímulos alternados e sua importância para a linguagem escrita

13. Adolescentes em conflito com a lei: relações entre impulsividade, funções executivas e fatores sociodemográficos

14. Avaliação neuropsicológica de transtornos mentais

15. Avaliação da deficiência intelectual na infância

16. Avaliação psicológica na esclerose múltipla

17. Avaliação cognitiva nos transtornos de humor e de ansiedade em adultos e idosos

18. Transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes

19. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância: avaliação neuropsicológica e intervenção

20. Transtornos de aprendizagem: como identificar e intervir?

21. Transtorno neurocognitivo decorrente da doença de Alzheimer: o que precisa ser avaliado e como deve ser feita a intervenção?

22. Acidente vascular encefálico e suas implicações cognitivas

Avaliação Cognitiva: Princípios E Técnicas - Manuela Ramos Caldas Lins

R$250,00 R$225,00
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Esta obra apresenta conhecimentos teóricos e procedimentos utilizados para a realização de avaliação cognitiva em diferentes etapas do ciclo vital. Enfoca tanto aspectos do funcionamento cognitivo típico como dos transtornos mentais e do desenvolvimento atípico, considerando a avaliação como um processo abrangente que pretende unir os aspectos idiográfico e nomotético para compreensão dos casos.

 

Revisitam-se conceitos de cunho mais médico, como neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral, importantes para homogeneizar o conhecimento do leitor, assim como temas clássicos, como avaliação da atenção, memória, linguagem e outros componentes cognitivos. Por meio de exemplos práticos, o livro também discute casos clínicos com o objetivo de auxiliar o leitor a aprofundar o conhecimento no tema e aprimorar o raciocínio em avaliação cognitiva. Há capítulos que tratam do passo a passo das avaliações psicológica e neuropsicológica de funções cognitivas. 

 

A obra destina-se a estudantes e profissionais de diferentes áreas da saúde e educação que têm as avaliações cognitiva e neuropsicológica como foco de interesse. Aborda tanto conhecimentos específicos da psicologia, como testes psicológicos, quanto de outras profissões, especialmente das que se dedicam à neuropsicologia.

 

Sumário:

 

1. Introdução à neuropsicologia: neuroanatomia, neurofisiologia e plasticidade cerebral

2. Ética na avaliação neuropsicológica

3. Novas perspectivas na avaliação e intervenção no desenvolvimento infantil

4. Avaliação neuropsicológica da inteligência e funções executivas: conceitos e aplicações

5. Uso de instrumentos na avaliação cognitiva: testes e técnicas complementares

6. Princípios e técnicas de reabilitação neuropsicológica

7. Avaliação das funções cognitivas na infância

8. Avaliação de memória de trabalho em pré-escolares

9. Avaliação da atenção na infância

10. Avaliação da linguagem na infância e adolescência

11. Avaliação da praxia e dispraxia em crianças e adolescentes

12. Avaliação da nomeação automática rápida e de estímulos alternados e sua importância para a linguagem escrita

13. Adolescentes em conflito com a lei: relações entre impulsividade, funções executivas e fatores sociodemográficos

14. Avaliação neuropsicológica de transtornos mentais

15. Avaliação da deficiência intelectual na infância

16. Avaliação psicológica na esclerose múltipla

17. Avaliação cognitiva nos transtornos de humor e de ansiedade em adultos e idosos

18. Transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes

19. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância: avaliação neuropsicológica e intervenção

20. Transtornos de aprendizagem: como identificar e intervir?

21. Transtorno neurocognitivo decorrente da doença de Alzheimer: o que precisa ser avaliado e como deve ser feita a intervenção?

22. Acidente vascular encefálico e suas implicações cognitivas