O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

 

 

 

Sumário

 

Parte I.

 

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

 

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

 

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

 

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte II.

 

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

 

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

 

7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

 

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

 

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

 

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

 

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de  avaliação no contexto nacional.

 

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte III.

 

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

 

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

 

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

 

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

 

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.

Autismo - Avaliação Psicológica E Neuropsicológica No Curso De Vida - Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira

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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. 

 

Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar. 

 

Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA. 

 

 

 

Sumário

 

Parte I.

 

1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.

 

2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.

 

3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

 

4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte II.

 

5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica. 

 

6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.

 

7.  Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.

 

8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.

 

9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

 

10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

 

11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de  avaliação no contexto nacional.

 

12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

 

Parte III.

 

13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).

 

14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).

 

15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.

 

16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.

 

17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.