Vivemos em uma aldeia digital. Cada cliques, postagens, buscas e passos são armazenados, analisados e convertidos em dados psicológicos. Em Os algoritmos da mente, Sandra Matz mostra como essa nova era de vigilância psicológica permite que algoritmos conheçam nossas emoções, valores, opiniões e até traços de personalidade com uma precisão assustadora — às vezes maior que a de nossos amigos mais próximos.

Com base em anos de pesquisas e experiências práticas, Matz revela como esses dados têm sido usados em campanhas políticas, aplicativos de saúde, estratégias de marketing e muito mais. Ela também aponta os riscos: manipulação emocional, perda de autonomia e privacidade, e o surgimento de um novo tipo de controle invisível.

Ainda assim, a autora não propõe o abandono da tecnologia, mas sim a necessidade urgente de redesenhar o jogo de dados para que ele funcione a nosso favor, não contra nós.

Este é um livro que une ciência, ética, tecnologia e humanidade, oferecendo uma nova lente para enxergar o presente digital e repensar o futuro.

 

Por que ler esse livro ?

 

Você sabia que suas curtidas, pesquisas e até seus passos diários revelam muito mais do que você imagina sobre quem você é?

 

Em Os algoritmos da mente, a professora da Columbia University, Sandra Matz, nos convida a uma viagem instigante pelos bastidores dos algoritmos que vasculham nossas pegadas digitais para descobrir nossos medos, desejos e intenções.

 

Com uma escrita envolvente, Matz revela como essa tecnologia pode ser usada tanto para nos manipular quanto para transformar as nossas vidas.

 

Um livro essencial para entender o poder (e os perigos) da segmentação psicográfica, a ferramenta de análise de dados mais usada pelas empresas de marketing para nos influenciar e manipular.

 

Este é um livro que une ciência, ética, tecnologia e humanidade, oferecendo uma nova lente para enxergar o presente digital e repensar o futuro.

 

Público-alvo

 

Leitores interessados em psicologia e comportamento humano. Profissionais de marketing, publicidade e comunicação digital Acadêmicos e estudantes de áreas como psicologia, ciência de dados, sociologia, economia comportamental e comunicação. Leitores de não ficção que consomem obras sobre tecnologia, sociedade e futuro. Quem leu autores como Yuval Harari, Shoshana Zuboff, Cathy O’Neil ou Nassim Taleb.

 

Sumário

 

Introdução: A Aldeia Digital

As origens da segmentação psicográfica

Parte um - os dados são uma janela para nossa psicologia

1 Decodificando nossa psicologia

Como os algoritmos podem nos conhecer melhor do que nossos amigos mais próximos

2 As identidades que criamos on-line

Diga-me do que você gosta e eu lhe direi quem você é

3 As migalhas de pão digitais de nossa existência

Tudo o que fazemos são dados

4 Você não é você mesmo quando está com fome

Como o contexto molda quem somos

Parte dois - os lados positivos e negativos da segmentação psicográfica

5 Insights psicológicos em ação

Um olhar interno sobre a segmentação psicográfica - você pode ver o que está acontecendo.

Da Cambridge Analytica aos produtos de beleza (e vice-versa)

6 Encontrando o bem

Melhorar nossas finanças, saúde mental e talvez até mesmo nosso clima político

7 Quando as coisas dão errado

Por que estamos prestes a perder mais do que apenas nossa privacidade

Parte três - fazendo com que nossos dados trabalhem para nós

8 Precisamos mais do que controle

Por que estar no controle de nossos próprios dados nem sempre é uma bênção

9 Criando um ecossistema de dados melhor

Como dificultar a exploração de nossos dados por terceiros (e facilitar o atendimento por parte deles)

10 Juntos

O que as cooperativas de vinho podem nos ensinar sobre novas formas de gerenciamento de dados coletivos

Epílogo: O imperativo moral de moldar nosso futuro

Apêndice A

Apêndice B

Notas

Agradecimentos

Sobre a autora

Índice Remissivo

 

Especificações

 

ISBN

9788520466483

Peso

0,310 Kg

Largura

15,5 cm

Altura

22,5 cm

Profundidade (lombada)

1,11 cm

Número de páginas

224

Encadernação

Brochura

Ano de publicação

2025

Algoritmos Da Mente - Mindmasters - Como Os Dados E A Psicologia Moldam Suas Escolhas Sem Que Você Perceba - Sandra Matz

R$79,00 R$69,00
Algoritmos Da Mente - Mindmasters - Como Os Dados E A Psicologia Moldam Suas Escolhas Sem Que Você Perceba - Sandra Matz R$69,00
Compra protegida
Seus dados cuidados durante toda a compra.
Trocas e devoluções
Se não gostar, você pode trocar ou devolver.

Vivemos em uma aldeia digital. Cada cliques, postagens, buscas e passos são armazenados, analisados e convertidos em dados psicológicos. Em Os algoritmos da mente, Sandra Matz mostra como essa nova era de vigilância psicológica permite que algoritmos conheçam nossas emoções, valores, opiniões e até traços de personalidade com uma precisão assustadora — às vezes maior que a de nossos amigos mais próximos.

Com base em anos de pesquisas e experiências práticas, Matz revela como esses dados têm sido usados em campanhas políticas, aplicativos de saúde, estratégias de marketing e muito mais. Ela também aponta os riscos: manipulação emocional, perda de autonomia e privacidade, e o surgimento de um novo tipo de controle invisível.

Ainda assim, a autora não propõe o abandono da tecnologia, mas sim a necessidade urgente de redesenhar o jogo de dados para que ele funcione a nosso favor, não contra nós.

Este é um livro que une ciência, ética, tecnologia e humanidade, oferecendo uma nova lente para enxergar o presente digital e repensar o futuro.

 

Por que ler esse livro ?

 

Você sabia que suas curtidas, pesquisas e até seus passos diários revelam muito mais do que você imagina sobre quem você é?

 

Em Os algoritmos da mente, a professora da Columbia University, Sandra Matz, nos convida a uma viagem instigante pelos bastidores dos algoritmos que vasculham nossas pegadas digitais para descobrir nossos medos, desejos e intenções.

 

Com uma escrita envolvente, Matz revela como essa tecnologia pode ser usada tanto para nos manipular quanto para transformar as nossas vidas.

 

Um livro essencial para entender o poder (e os perigos) da segmentação psicográfica, a ferramenta de análise de dados mais usada pelas empresas de marketing para nos influenciar e manipular.

 

Este é um livro que une ciência, ética, tecnologia e humanidade, oferecendo uma nova lente para enxergar o presente digital e repensar o futuro.

 

Público-alvo

 

Leitores interessados em psicologia e comportamento humano. Profissionais de marketing, publicidade e comunicação digital Acadêmicos e estudantes de áreas como psicologia, ciência de dados, sociologia, economia comportamental e comunicação. Leitores de não ficção que consomem obras sobre tecnologia, sociedade e futuro. Quem leu autores como Yuval Harari, Shoshana Zuboff, Cathy O’Neil ou Nassim Taleb.

 

Sumário

 

Introdução: A Aldeia Digital

As origens da segmentação psicográfica

Parte um - os dados são uma janela para nossa psicologia

1 Decodificando nossa psicologia

Como os algoritmos podem nos conhecer melhor do que nossos amigos mais próximos

2 As identidades que criamos on-line

Diga-me do que você gosta e eu lhe direi quem você é

3 As migalhas de pão digitais de nossa existência

Tudo o que fazemos são dados

4 Você não é você mesmo quando está com fome

Como o contexto molda quem somos

Parte dois - os lados positivos e negativos da segmentação psicográfica

5 Insights psicológicos em ação

Um olhar interno sobre a segmentação psicográfica - você pode ver o que está acontecendo.

Da Cambridge Analytica aos produtos de beleza (e vice-versa)

6 Encontrando o bem

Melhorar nossas finanças, saúde mental e talvez até mesmo nosso clima político

7 Quando as coisas dão errado

Por que estamos prestes a perder mais do que apenas nossa privacidade

Parte três - fazendo com que nossos dados trabalhem para nós

8 Precisamos mais do que controle

Por que estar no controle de nossos próprios dados nem sempre é uma bênção

9 Criando um ecossistema de dados melhor

Como dificultar a exploração de nossos dados por terceiros (e facilitar o atendimento por parte deles)

10 Juntos

O que as cooperativas de vinho podem nos ensinar sobre novas formas de gerenciamento de dados coletivos

Epílogo: O imperativo moral de moldar nosso futuro

Apêndice A

Apêndice B

Notas

Agradecimentos

Sobre a autora

Índice Remissivo

 

Especificações

 

ISBN

9788520466483

Peso

0,310 Kg

Largura

15,5 cm

Altura

22,5 cm

Profundidade (lombada)

1,11 cm

Número de páginas

224

Encadernação

Brochura

Ano de publicação

2025