O que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa.

 

Esse livro mostra uma história, uma perspectiva integrada de diferentes profissionais que trabalham em equipe para tentar entender o processo da criança que tem problemas em sua alimentação. A visão somada de pediatras, nutrólogos, gastrenterologistas, nutricionistas clínicos e de pesquisa, fonoaudiólogos e psicólogos é mostrada por meio de protocolos clínicos, ferramentas de apoio, técnicas para o diagnóstico e, principalmente, para o manejo dessas situações clínicas. Em cada capítulo, avaliamos a consulta de cada profissional, as estratégias de anamnese e de triagem, a avaliação da gravidade de cada caso e a conduta no acompanhamento de famílias que estão desesperadas. Com essa obra, o profissional de saúde, seja em seu consultório, seja na clínica pública ou ambulatorial, independentemente de sua formação e habilidade, poderá se prover de excelente conteúdo para a sua prática pediátrica.

 

Conteúdo este que engloba o atendimento inicial até a necessidade de encaminhamento para centros específicos; a antropometria até a indispensabilidade de uma minuciosa história clínica e nutricional, e, em especial, a escuta do paciente e de sua família. Nesse panorama, é imprescindível conhecer o ambiente, o entorno e a tangibilidade da comunidade que apresenta a queixa clássica “meu filho não come nada”.

 

Esperamos que este livro seja um pequeno manual do que fazer e, sobretudo, do que não fazer. Desejamos que, com a leitura deste livro, o profissional de saúde possa adquirir uma bagagem confiável e recursos notáveis que ajudem a responder essas questões, a entender a realidade da alimentação infantil, do fisiológico aos casos mais complexos.

 

Com condutas e respostas baseadas em ciência, observação qualitativa e quantitativa, experiência e vivência de um centro pioneiro, liderado por profissionais que trabalham e pesquisam o tema há mais de 40 anos, esperamos que esta obra permita que outros profissionais consigam tranquilizar, apoiar e acompanhar, de maneira completa, as famílias de crianças com dificuldades alimentares.

(Mauro Fisberg, em nome dos autores)

 

Sumário:

 

Apresentação

Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição

e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi

Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância

Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares

Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais

Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico

Capítulo 8. Acompanhamento nutricional

Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico

Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva

Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares)

Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares

Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil

Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos

A Criança Que Come Mal - Atendimento Multidisciplinar - A Experiência Do Cenda Do Instituto Pensi - Mauro Fisberg E Priscila Maximino

R$69,00 R$49,00
A Criança Que Come Mal - Atendimento Multidisciplinar - A Experiência Do Cenda Do Instituto Pensi - Mauro Fisberg E Priscila Maximino R$49,00
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O que significa não comer? Como enfrentar uma dificuldade que não é ensinada nos bancos acadêmicos? O não comer é algo que, intrinsicamente, ameaça a sobrevivência. Gera pânico, angústia e determina riscos à estabilidade familiar. Se, por um lado, os pais se preocupam se a criança terá problemas de peso, doenças e terá participação adequada na vida fora de casa; por outro, o profissional de saúde se preocupa com a quadra denominada crescimento, desenvolvimento, imunidade e sociabilização. No atendimento, é essencial que o profissional de saúde entenda, dentre as diversas dimensões, que nem sempre o fato de uma criança estar aparentemente bem, com exames clínicos e dados de peso e estatura normais, reflete o bem-estar da família. Além disso, ressaltamos, a todo momento, que a simples preocupação da mãe sobre a capacidade de lactar e de alimentar, e sobre volumes, quantidades e qualidade da alimentação já é suficiente para que o profissional dedique sua atenção total à queixa.

 

Esse livro mostra uma história, uma perspectiva integrada de diferentes profissionais que trabalham em equipe para tentar entender o processo da criança que tem problemas em sua alimentação. A visão somada de pediatras, nutrólogos, gastrenterologistas, nutricionistas clínicos e de pesquisa, fonoaudiólogos e psicólogos é mostrada por meio de protocolos clínicos, ferramentas de apoio, técnicas para o diagnóstico e, principalmente, para o manejo dessas situações clínicas. Em cada capítulo, avaliamos a consulta de cada profissional, as estratégias de anamnese e de triagem, a avaliação da gravidade de cada caso e a conduta no acompanhamento de famílias que estão desesperadas. Com essa obra, o profissional de saúde, seja em seu consultório, seja na clínica pública ou ambulatorial, independentemente de sua formação e habilidade, poderá se prover de excelente conteúdo para a sua prática pediátrica.

 

Conteúdo este que engloba o atendimento inicial até a necessidade de encaminhamento para centros específicos; a antropometria até a indispensabilidade de uma minuciosa história clínica e nutricional, e, em especial, a escuta do paciente e de sua família. Nesse panorama, é imprescindível conhecer o ambiente, o entorno e a tangibilidade da comunidade que apresenta a queixa clássica “meu filho não come nada”.

 

Esperamos que este livro seja um pequeno manual do que fazer e, sobretudo, do que não fazer. Desejamos que, com a leitura deste livro, o profissional de saúde possa adquirir uma bagagem confiável e recursos notáveis que ajudem a responder essas questões, a entender a realidade da alimentação infantil, do fisiológico aos casos mais complexos.

 

Com condutas e respostas baseadas em ciência, observação qualitativa e quantitativa, experiência e vivência de um centro pioneiro, liderado por profissionais que trabalham e pesquisam o tema há mais de 40 anos, esperamos que esta obra permita que outros profissionais consigam tranquilizar, apoiar e acompanhar, de maneira completa, as famílias de crianças com dificuldades alimentares.

(Mauro Fisberg, em nome dos autores)

 

Sumário:

 

Apresentação

Capítulo 1. A experiência de atendimento e a formação de recursos humanos em Nutrição e Dificuldades Alimentares – o grupo CENDA (Centro de Excelência em Nutrição

e Dificuldades Alimentares) do Instituto Pensi

Seção 1. Avaliação da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 2. Abordagem pediátrica das dificuldades alimentares na infância

Capítulo 3. Avaliação nutricional da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 4. Avaliação fonoaudiológica da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 5. O trabalho do psicólogo nas dificuldades alimentares

Capítulo 6. Avaliação dos estilos e práticas alimentares parentais

Seção 2. Acompanhamento da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 7. Acompanhamento médico pediátrico

Capítulo 8. Acompanhamento nutricional

Capítulo 9. Acompanhamento fonoaudiológico

Capítulo 10. Terapia de alimentação responsiva

Capítulo 11. A atuação do psicólogo no CENDA (Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares)

Seção 3. Orientações para o cuidado da criança com dificuldades alimentares

Capítulo 12. Manual prático de orientações para crianças com dificuldades alimentares

Seção 4. Pesquisa em saúde no brasil

Capítulo 13. Como fazer pesquisa e produzir artigos e trabalhos